Impacto de um programa de exercícios físicos sobre a distância percorrida no teste de caminhada de seis minutos, a força muscular e a qualidade de vida em pacientes com anemia falciforme.

Autores

  • Carlos Henrique Stohler de Almeida Autor

Palavras-chave:

Anemia Falciforme, Exercício Físico, Caminhada, Anormalidades Musculoesqueléticas, Qualidade de Vida

Resumo

Introdução: A expectativa de vida tem aumentado progressivamente em pessoas com anemia falciforme (AF), o que gera a necessidade de empreender estratégias reabilitativas nessa população. Tendo em vista os avanços da reabilitação funcional nas últimas décadas, os exercícios físicos domiciliares orientados por fisioterapeuta (EFDOF) têm sido cada vez mais empregados no campo da fisioterapia por aumentar a aderência dos pacientes e reduzir os custos ao sistema de saúde. Métodos: Para investigar os efeitos dos EFDOF sobre a capacidade funcional, a força muscular e a qualidade de vida (QV), 40 adultos com AF submeteram aos EFDOF através de uma cartilha durante 12 semanas. Antes e ao final do treinamento, os participantes submeteram às seguintes avaliações: capacidade funcional através da distância percorrida no teste de caminhada de 6’ (DTC6’); medidas de força muscular através de pressão inspiratória máxima (PImax), pressão expiratória máxima (PEmax), força de preensão manual (FPM) e força de quadríceps (FQ); e QV usando o componente físico (SF-36CF) e o componente mental (SF-36CM). Resultados: Após a realização dos EFDOF, foram observados aumentos significantes nas médias dos valores de DTC6’, PImax, PEmax, FPM, FQ, SF-36CF e SF-36CM. O delta relativo entre pré e pós EFDOF da DTC6’ correlacionou significantemente com os deltas relativos de PImax (rs = 0,640, P < 0,0001), PEmax (rs = 0,587, P< 0,0001), FPM (rs = 0,360, P = 0,022) e FQ (rs = 0,351, P = 0,026). Quando os participantes foram separados em relação ao uso de hidroxiureia, foram observados aumentos significantes nos deltas relativos dos valores de DTC6’, PImax e PEmax. Conclusão: Assim, os EFDOF aumentam a capacidade funcional, a força muscular e a QV em adultos com AF. Além do mais, há uma relação entre os ganhos na DTC6’ com os ganhos na força muscular respiratória e periférica com os EFDOF.

Downloads

Publicado

2025-07-02

Edição

Seção

Dissertações

Categorias

Como Citar

Impacto de um programa de exercícios físicos sobre a distância percorrida no teste de caminhada de seis minutos, a força muscular e a qualidade de vida em pacientes com anemia falciforme. (2025). Sistema De Submissão De Trabalhos De Conclusão De Curso, 11(1), 75. https://sstcc.unisuam.edu.br/index.php/ppgcr/article/view/206

Artigos Semelhantes

31-40 de 318

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.