Relação entre medidas antropométricas, composição corporal e equilíbrio postural em atletas de judô com deficiência visual
Palavras-chave:
Controle Postural, Pessoas com Deficiência, Deficiência Visual, Judô, Composição CorporalResumo
Introdução: O judô é uma modalidade praticada por indivíduos com deficiência visual, sendo o objetivo principal o desequilíbrio do oponente. Um estudo para verificar o equilíbrio de atletas com deficiência visual e sua relação com variáveis antropométricas, que também pode influenciar o equilíbrio, torna-se relevante, uma vez que os resultados poderão fornecer informações importantes para o planejamento de treinamentos mais efetivos para o desempenho desportivo e, possivelmente, prevenção de lesões. Objetivo: Investigar o controle postural e a sua relação com variáveis antropométricas e composição corporal em judocas com deficiência visual. Métodos: Estudo seccional com 17 judocas com deficiência visual. Foram feitas medidas de massa corporal (MCT), estatura, perímetros, dobras cutâneas e diâmetros corporais para a estimativa da composição corporal. O controle postural foi avaliado na posição ereta, com pés unidos e olhos vendados. Foram computadas para a análise da oscilação a área da elipse de 95% de intervalo de confiança (AREA; mm2) e a velocidade média de deslocamento (VEL; mm/s). As correlações entre as variáveis foram verificadas com o coeficiente de correlação de Spearman com análise de bootstrap (500 reamostragens e intervalo de confiança de 95%) e a comparação entre atletas com baixa visão (classificação funcional=B2/B3) e perda total da visão (classificação funcional=B1) foi feita com o teste de Mann-Whitney. Resultados: A AREA se correlacionou de forma positiva e moderada (p<0,05) com a MCT, estatura, perímetros de membros inferiores e centrais, somatório de dobras cutâneas e massa corporal gorda; e de forma negativa com o tempo de prática de judô. Nenhuma correlação foi encontrada com VEL (p-valores>0,05). Os grupos de B1 e B2/B3 mostraram-se semelhantes em relação ao controle postural (ÁREA; p=1,00 e VEL; p=0,85). Conclusão: O controle postural de judocas parece ser semelhante, independente do grau de perda visual. Variáveis antropométricas, sobretudo relacionadas à gordura corporal e à estatura, além do tempo de prática, parecem estar associados à maior deslocamento postural.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.