Edição Atual

v. 4 n. 1 (2014): Sede
Publicado: 2025-04-10

Dissertações

Ver Todas as Edições

Sobre a Revista

O Sistema de Submissão de Trabalhos de Conclusão de Curso (SSTCC) do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do Centro Universitário Augusto Motta (PPGCR-UNISUAM) é a nova plataforma institucional para registro, armazenamento, organização e preservação da produção intelectual produzido no Programa, através de dissertações e teses.

Criada em 2023, esta plataforma é pioneira entre os Programas de Pós-graduação stricto sensu do país em proporcionar aos alunos a experiência de submissão de seus manuscritos, em um formato inovador e semelhante aos vigentes em revistas científicas indexadas. Aqui serão cadastradas dissertações de mestrado e teses de doutorado, tornando-se o meio institucional de envio dos materiais às bancas de exame de qualificação e defesa.

Por meio desta plataforma, os alunos da pós-graduação stricto sensu vinculados ao PPGCR-UNISUAM poderão divulgar os resultados das suas pesquisas publicamente, de modo a disseminar o conteúdo a toda a comunidade acadêmica institucional e externa. Esta plataforma proporciona acesso aberto à produção científica e intelectual da UNISUAM, de modo a garantir a catalogação do material, aumentar a visibilidade, facilitar a gestão do conteúdo e, sobretudo, preservar a memória científica da instituição.

 

Foco e escopo

O SSTCC publica dissertações e teses com temas vinculados aos aspectos funcionais em reabilitação, sob diversos campos de pesquisa, como: abordagem terapêutica em reabilitação, avaliação funcional e atividade física, avaliação funcional em reabilitação e reabilitação no esporte e no esporte adaptado.

A missão do SSTCC é difundir o conhecimento e disseminar os resultados das dissertações e teses com qualidade científica em diferentes áreas de atuação profissional a toda a comunidade acadêmica institucional e externa.

O SSTCC recebe dissertações e teses em fluxo contínuo, publicando seus volumes por ano de defesa.

 

Linhas de Pesquisa

No processo de submissão, o aluno deverá identificar a categoria (Área de Concentração/Linha de pesquisa do PPGCR) e a seção (Dissertação ou Tese) relacionada ao trabalho de conclusão de curso que está sendo submetido:

  • Abordagem terapêutica em reabilitação
  • Avaliação funcional em reabilitação
  • Reabilitação no esporte e no esporte adaptado

 

Processo de avaliação por pares

Os trabalhos submetidos são inicialmente avaliados pela secretaria a fim de verificar se contêm todos os elementos obrigatórios e se estão em conformidade com as Diretrizes para Autores. Os trabalhos aprovados nesta fase são encaminhados para a avaliação aberta. Os trabalhos serão avaliados por uma banca de no mínimo 2 revisores, sendo composta por 1 examinador interno e 1 examinador externo ao PPGCR. Em caso de discordância entre os revisores, o orientador(a) fará uma revisão do trabalho de conclusão de curso e enviará seus comentários com a decisão final para os demais membros da banca. A designação da banca será a critério dos Editores Associados. Ainda a critério dos Editores Associados, a banca poderá incluir 1 doutorando na posição de Jovem Membro examinador.

O PPGCR adota a revisão por pares aberta, na qual a identidade dos autores e dos revisores será visível no processo de avaliação. Na etapa final, os revisores deverão apresentar o resultado das avaliações e os trabalhos podem ser classificados como: “aprovado” ou “não aprovado”. Todas as decisões são finais.

O processo editorial, considerando a recepção do trabalho de conclusão de curso como etapa inicial e publicação do trabalho de conclusão de curso no SSTCC (após a aprovação na apresentação oral) como etapa final tem uma duração máxima de 60 dias.