Associação entre as habilidades esportivas e o limite de estabilidade postural em atletas de rúgbi em cadeira de rodas

Autores

  • Laura de Oliveira Carmona Autor

Palavras-chave:

Esportes Adaptados, Desempenho Esportivo, Controle Postural de Tronco, Cadeira de Rodas

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo foi investigar a associação entre as habilidades específicas do rúgbi em cadeira de rodas (RCR) e o limite de estabilidade postural (LEP). Métodos: Quinze atletas foram avaliados neste estudo transversal. A Bateria Beck de Testes de Habilidades do Rúgbi em Cadeira de Rodas, que consiste em cinco testes, foi aplicada para avaliação das habilidades do RCR. Para avaliação do LEP os atletas foram posicionados sentados sobre uma plataforma de força e foram instruídos a inclinar o tronco, o máximo possível, em oito direções. As coordenadas do centro de pressão (CP) foram calculadas a partir das forças de reação do solo. O LEP foi calculado através do deslocamento máximo do CP nas oito direções, ajustadas a uma elipse de 68% de intervalo de confiança. A associação entre o desempenho nos testes da Bateria Beck e o LEP foi determinada através do coeficiente de correlação de Pearson (r), assumindo o nível de confiança de 5%. O intervalo de confiança de 95% (IC) do r foi estimado através de bootstrapping. Resultados: Não houve associação significativa entre o desempenho na Bateria Beck e o LEP (P>0,1). No entanto, uma análise qualitativa revelou uma associação moderada, variando de fraco a forte, entre a pontuação no teste de precisão de passes e o LEP (r=0,43, IC de 0,15-0,69). Conclusão: As habilidades específicas do RCR não foram significativamente associadas com o LEP em atletas praticantes dessa modalidade. Nossos resultados sugerem que o controle postural de tronco contribui pouco para o desempenho geral do RCR.

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Publicado

2025-05-20

Como Citar

Associação entre as habilidades esportivas e o limite de estabilidade postural em atletas de rúgbi em cadeira de rodas. (2025). Sistema De Submissão De Trabalhos De Conclusão De Curso, 6(1), 53. https://sstcc.unisuam.edu.br/index.php/ppgcr/article/view/110

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