Avaliação das propriedades diagnósticas do questionário paindetect para identificação da deficiência do sistema inibitório descendente em pacientes com dores musculoesqueléticas
Palavras-chave:
Sensibilização do Sistema Nervoso Central, Dor Musculoesquelética, Dor CrônicaResumo
Introdução: A identificação da sensibilização central (SC) é um aspecto importante no manejo de pacientes com dor crônica. Vários métodos para a identificação da SC foram desenvolvidos incluindo instrumentos auto relatados e medidas fisiológicas. A percepção das características da dor dos pacientes com SC se assemelha à descrição da dor dos pacientes com dor neuropática em diversos casos. No entanto, a capacidade do questionário painDETECT em identificar a presença de SC em pacientes com dor musculoesquelética ainda não foi verificada. Objetivo: Analisar as propriedades diagnósticas do questionário painDETECT para identificação da SC por meio do comprometimento da via inibitória descendente de pacientes com dores musculoesqueléticas. Métodos: Foi realizado um estudo de acurácia diagnóstica com 311 pacientes selecionados em ambulatórios de Fisioterapia que apresentavam dor musculoesquelética. Os participantes preencheram o questionário painDETECT e realizaram o Cold Pressor Test que foi utilizado como critério de medida para a deficiência do sistema inibitório descendente. Foram analisados 4 pontos de cortes do painDETECT, sendo dois associados à presença de dor espalhada. Sensibilidade, especificidade, valores preditivos positivos e negativos, acurácia foram calculados, além da análise da curva ROC. Resultados: Um total de 61 (19,61%) pacientes apresentaram o comprometimento da via inibitória descendente no CPT. Pacientes que tiveram uma pontuação acima de 19 combinado com a presença de dor espalhada no painDETECT apresentam maior nível de acurácia diagnóstica com sensibilidade de 22,64% (95% IC 12,28 – 36,21), especificidade de 81,18% (95% IC 75,83 – 85,78), acurácia de 71,10% (95% IC 65,69 – 76,10), valor preditivo positivo foi de 20,00% (95% IC 12,51 – 30,42), valor preditivo negativo encontrado foi de 83,43% (95% IC 81,18 – 85,52), razão de verossimilhança positiva 1,20 (95% IC 0,69 – 2,10) e a razão de verossimilhança negativa ,95 (95% IC 0,81 – 1,12). Conclusão: O questionário painDETECT é um instrumento que pode ser utilizado para confirmação da deficiência do sistema inibitório descendente em pacientes com dor musculoesquelética, mas não se recomenda como instrumento de rastreio desta condição.
Downloads
Publicado
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.