A comparação do comportamento do nervo ciático e do nervo mediano à tensão neurodinâmica em idosos e adultos assintomáticos
Palavras-chave:
Nervo Ciático, Nervo Mediano, Nervos Periféricos, Ultrassonografia, Idoso, AdultoResumo
Introdução: Os nervos periféricos saudáveis são capazes de se adaptar ao aumento da tensão neurodinâmica que ocorre com os movimentos do corpo. Em condições patológicas, os nervos periféricos reduzem a sua capacidade de se adaptarem ao aumento da tensão neurodinâmica. Os idosos costumam apresentar neuropatias periféricas. No entanto, falta conhecimento sobre o comportamento dos nervos periféricos em idosos assintomáticos. Objetivo: comparar o comportamento dos nervos ciático e mediano à tensão neurodinâmica em idosos e adultos assintomáticos. Métodos: Será realizado um estudo observacional caso-controle com 68 participantes, divididos em dois grupos (grupo controle formado por adultos de 18 a 64 anos e grupo experimental formado por idosos acima de 65 anos). Na primeira etapa da avaliação será preenchido o formulário de avaliação da triagem, bem como formulário com informações como dados sociodemográficos. A segunda etapa consiste na aplicação do teste neurodinâmico dos nervos ciático e mediano. A terceira etapa, serão obtidas imagens ultrassonográficas do comportamento do nervo mediano e ciático antes e após posicionamento de alta tensão neurodinâmica. O comportamento dos nervos ciático e mediano será medido pela área de secção transversa e distância nervo-pele. O comportamento dos nervos ciático e mediano será comparado entre o grupo de adultos e idosos assintomáticos. Resultados esperados: Espera-se que idosos apresentem redução da área de secção transversa e distância nervo-pele dos nervos ciático e mediano em relação aos adultos.
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 Ricardo LIBERALLI MIGUEZ (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.