Avaliação da força muscular isométrica e da razão isquiostibias: quadríceps entre homens treinados com pesos livres vs. Máquinas
Palavras-chave:
Treinamento de Força, Força Muscular Isométrica, Assimetria Bilateral, Razão H:QResumo
Introdução: Exercícios de força (EF) são efetivos para potencializar a força, potência, resistência e hipertrofia muscular. No entanto, há controvérsias sobre a prescrição de um programa de EF com pesos livres (PL) ou máquinas (MQ) para minimizar os riscos de lesões e melhora do desempenho físico. Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar a força muscular isométrica dos extensores e flexores do joelho, assimetria bilateral (BA) e razão isquiotibiais: quadríceps (razão H: Q) entre perna dominante (DL) vs. perna não dominante (NDL) de homens treinados com pesos livres vs. máquinas. Métodos: Trinta homens foram recrutados e separados em dois grupos: PL (n = 15) e MQ (n = 15). Todos os participantes do estudo foram submetidos a avaliações de composição corporal e, em seguida, realizaram o teste de força muscular isométrica (FMI) para extensores e flexores de joelho no DL e NDL usando uma célula de carga disponível comercialmente. O maior valor obtido nas três tentativas foi utilizado para análise estatística. Nenhum problema clínico ocorreu durante o estudo. Resultados: O FMI dos músculos quadríceps e isquiotibiais para DL e NDL apresentou aumento significativo no grupo Peso Livre quando comparado ao grupo Máquina. Além disso, foi observada uma diferença significativa (p <0,03) do IMS dos músculos isquiotibiais entre DL vs. NDL para o grupo da máquina. A razão H: Q em DL (p <0,002) e NDL (p <0,01) foi significativamente maior para o grupo de peso livre. Conclusão: Este estudo mostrou que homens treinados com PL apresenta maior força muscular isométrica de coxa (isquiotibiais e quadríceps) e razão H: Q. Além disso, homens treinados com MAQ apresentaram assimetria bilateral dos músculos isquiotibiais e menor razão H: Q, consequentemente, maior risco de lesões nos joelhos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.