Efeito agudo da estimulação transcraniana por corrente contínua (etcc) sobre o humor em indivíduos com covid-19: um ensaio clínico randomizado controlado
Palavras-chave:
Covid-19, Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua, Segurança, Depressão, AnsiedadeResumo
Introdução: A Covid-19 se tornou um desafio para a comunidade científica, profissionais e autoridades de saúde. A invasão do Sistema Nervoso Central pelo vírus pode levar ao acometimento do Córtex Pré-Frontal Dorsolateral Esquerdo (CPFDLE) e consequente aparecimento dos transtornos de ansiedade e depressão nessa população. A Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) é uma técnica de neuromodulação não invasiva segura e eficaz no tratamento de tais transtornos. Entretanto, estudos acerca de seus efeitos ainda são necessários para comprovação de sua eficácia e segurança em indivíduos com Covid-19. Objetivo: Avaliar a segurança e os efeitos de uma única sessão de ETCC no CPFDLE sobre o humor em indivíduos com Covid-19. Métodos: RCT duplo cego desenvolvido com base nas diretrizes para elaboração de ensaios clínicos CONSORT. Foi utilizada uma amostra de conveniência de 40 indivíduos com Covid-19 internados em uma unidade semi-intensiva. Os participantes foram randomizados em dois grupos: ETCC-Sham e ETCC-CPDLE objetivando estimular o CPFDLE. A corrente aplicada foi de 2mA durante 30 minutos, os eletrodos anódico e catódico foram posicionados sob as áreas correspondentes ao CPDLE e Córtex Pré-Frontal Dorsolateral Direito (CPFDLD), respectivamente em ambos os grupos. A segurança foi avaliada através dos seguintes aspectos: 1) aplicação do questionário de efeitos adversos relacionados a ETCC de Brunoni; 2) aferição dos sinais vitais antes e após a estimulação; 3) presença de lesões cutâneas graves no sítio de aplicação da corrente; 4) queda sofrida pelo paciente; 5) piora clínica, incluindo transferência para UTI, intubação orotraqueal (IOT) e óbito em até uma hora após a intervenção. Já o humor foi avaliado através dos inventários de ansiedade e depressão de Beck antes e após aplicação da técnica. Resultados: Não houve desistências por parte de nenhum dos indivíduos avaliados. Não ocorreram quedas, transferência para UTI, IOT, tampouco óbitos. Foi observado tendência de aumento da SpO2 para o grupo ETCC-CPDLE após a intervenção. Não houve diferença significativa entre os grupos quanto a ocorrência e intensidade dos efeitos adversos após a estimulação. Houve redução significativa dos níveis de ansiedade e depressão em ambos os grupos. Conclusão: A ETCC se mostrou segura e viável em nossa amostra, entretanto uma única sessão não foi suficiente para causar impacto sobre os níveis de ansiedade e depressão. A realização de estudos com maior número de sessões é necessária para a apreciação de resultados mais robustos em indivíduos com Covid-19.
Downloads
Publicado
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.