Desenvolvimento motor de pré escolares em escolas do rio de janeiro

Autores

  • Daniely Costa Rosalino Lamin Autor

Palavras-chave:

Atividade Motora, Aprendizado, Pré-Escolares, Desenvolvimento, Pandemia

Resumo

Introdução: O alicerce da aquisição da motricidade se estabelece na idade pré-escolar, período no qual as crianças aprimoram de maneira significativa a sua mobilidade e alcançam novos modelos de coordenação de movimentos imprescindíveis para as
performances habilidosas. Porém, a pandemia causada pelo SARS-CoV-2, restringiu o acesso de muitas crianças ao ambiente escolar presencial. Desta maneira, a avaliação do desenvolvimento motor de crianças em idade pré-escolar para detecção de comprometimentos na aquisição de habilidades, principalmente após o período de isolamento social, pode ajudar a direcionar a atuação dos professores diante de desenvolvimento inferior do desenvolvimento. A população estudada carece de facilidade de
acesso a profissionais que poderiam detectar desenvolvimento inferior e ajudar a saná-los. Objetivos: Diante desse cenário, este estudo teve como objetivo principal, avaliar o desenvolvimento motor de pré-escolares (4 a 5 anos e meio de idade), matriculados em uma escola municipal do Rio de Janeiro, do entorno do Instituto Federal do Rio de Janeiro, campus Realengo. Os objetivos secundários incluíram: (1) investigar a correlação entre a idade cronológica e a idade motora geral; (2) classificar o desenvolvimento motor e determinar a idade motora e o perfil motor da amostra; (3) determinar a distribuição do Quociente Motor Geral (QMG) e avaliar se o desenvolvimento motor está compatível com o esperado para a faixa etária; (4) comparar o desempenho motor entre os sexos, avaliando se existem diferenças significativas nas várias áreas do desenvolvimento motor e (5) analisar a lateralidade da amostra. Métodos: Primeiramente foram aplicados os critérios de elegibilidade das crianças com 4-5 anos e meio de idade, através de uma ficha de anamnese. Os responsáveis das crianças elegíveis, que permitirem sua participação, assinarão um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Em seguida, conforme agendamento acordado na instituição de ensino, as crianças foram submetidas à Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), desenvolvida para fornecer um instrumento de avaliação de crianças, fornecer parâmetros de níveis de desenvolvimento e identificar crianças com desenvolvimento inferior motores. As crianças que apresentarem desenvolvimento inferior, receberam junto aos pais e professores, um plano de ação que incluirá algumas condutas
que possam ser aplicadas por eles e orientações para busca de profissionais adequados, caso necessário. Resultados: Foi realizada uma análise descritiva que incluiu cálculos de médias, desvios padrão e frequências, com o objetivo de caracterizar os perfis de
desenvolvimento motor do grupo estudado. O teste Shapiro-Wilk foi empregado para avaliar a distribuição dos dados referentes à idade cronológica e à idade motora. Os resultados indicaram que não houve diferença significativa entre a idade cronológica e a idade motora geral (P=0,473). Foi observada uma correlação positiva entre a idade cronológica e a idade motora (r=0,519, P<0,001), sugerindo que ambas aumentam de maneira proporcional. No que diz respeito ao desenvolvimento motor, 58% dos participantes se enquadraram na faixa "normal médio", enquanto apenas 7% apresentaram um desenvolvimento abaixo do esperado para sua faixa etária. As comparações entre os sexos não mostraram diferenças significativas nas habilidades motoras avaliadas.

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Publicado

2025-07-14

Edição

Seção

Dissertações

Categorias

Como Citar

Desenvolvimento motor de pré escolares em escolas do rio de janeiro. (2025). Sistema De Submissão De Trabalhos De Conclusão De Curso, 14(1), 106. https://sstcc.unisuam.edu.br/index.php/ppgcr/article/view/346

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