Avaliação do equilíbrio corporal e a sua correlação com sintomas de ansiedade, depressão e estresse em pacientes pós-covid-19
Palavras-chave:
COVID-19, Equilíbrio Postural, Sintomas EmocionaisResumo
Introdução: A Coranavirus 2019 disease (COVID-19) trata-se de uma condição multissistêmica, que afeta o aparelho respiratório, locomotor e postural, e altera aspectos emocionais. Objetivo: Uma vez que alterações nos fatores emocionais podem afetar o controle postural, este estudo teve como objetivo avaliar o equilíbrio corporal e a sua correlação com sintomas de ansiedade, depressão e estresse em pacientes PÓS-COVID-19. Métodos: Foi conduzido um estudo observacional com pacientes PÓS-COVID-19 de um Centro de Reabilitação localizado em Teresina-PI e um grupo controle, cada grupo com 30 participantes. Os instrumentos de avaliação consistiram em escalas de equilíbrio postural – Escala de Equilíbrio Berg (BERG), Time Up and Go (TUG) e versão reduzida do Balance Evaluation Systems Test (MiniBESTest) – e de sintomas emocionais (Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse -DASS 21). O teste não paramétrico Mann-Whitney para amostras independentes foi utilizado para comparar a pontuação obtida nos testes de equilíbrio e nos aspectos emocionais da DASS 21 entre os grupos (controle e pós-COVID-19). O teste de correlação de Spearman foi utilizado para correlacionar os resultados dos testes de equilíbrio com a DASS 21. Resultados: Os principais achados mostraram: i) no grupo pós-COVID-19, todos os testes de equilíbrio analisados correlacionaram-se positivamente com o aspecto emocional de depressão da escala DASS-21; ii) foi observada correlação positiva e moderada entre o estresse e o teste de equilíbrio MBT. Conclusão: Entre os aspectos emocionais normalmente considerados, como ansiedade, depressão e estresse, a depressão apresentou associação com a capacidade de equilíbrio postural em indivíduos com COVID longa. Assim, a avaliação dos aspectos emocionais pode ser útil para melhores formas de avaliação e intervenção na reabilitação da função motora de indivíduos com as sequelas decorrentes da COVID-19.
Downloads
Publicado
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.