Aspectos associados à adesão ao tratamento fisioterapêutico em pacientes com dor lombar crônica uma abordagem qualitativa
Palavras-chave:
Dor Lombar Crônica, Aderência ao Tratamento, Análise Qualitativa, Fatores Biopsicossociais, Percepção do PacienteResumo
Introdução: A efetividade do tratamento fisioterapêutico em pacientes com dor lombar crônica depende significativamente da aderência do paciente, que é influenciada por diversos fatores; entre eles a necessidade do cuidado integral; a adequada comunicação paciente-terapeuta; e as contingências socioeconômicas do paciente. Objetivo: Identificar variáveis percebidas pelos pacientes que influenciam a aderência ao tratamento. Métodos: Adotou-se uma metodologia qualitativa, com uso de entrevistas semiestruturadas para coletar dados dos pacientes em tratamento em uma clínica-escola de fisioterapia. A seleção da amostra foi realizada por conveniência, incluindo adultos de ambos os sexos com dor lombar crônica inespecífica. As entrevistas foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo qualitativo para identificação de temas relacionados à autopercepção dos pacientes sobre a aderência ao tratamento e foi conduzida por meio de entrevista individual, com um roteiro norteador pré-estabelecido, de perguntas abertas e fechadas, divididas em eixos temáticos I- Fatores psicossociais; II- Comunicação e Relacionamento com o Profissional; III- Fatores Comportamentais e Motivacionais. Resultados: A análise de conteúdo revelou que a percepção dos pacientes sobre aderência ao tratamento fisioterapêutico possui três temas principais: (I) Apoio familiar, (II) Expectativa de melhora, e (III) Percepção de alívio da dor. Muitos pacientes destacaram o papel crucial do suporte familiar para garantir a continuidade no tratamento. A percepção de que a fisioterapia pode evitar intervenções mais invasivas, como cirurgias, e melhorar a qualidade de vida foi também um aspecto motivador relatado pelos entrevistados. Além destes achados, o reconhecimento de melhora progressiva na dor foi apontado como uma razão central para a continuidade do tratamento. Conclusão: A aderência ao tratamento fisioterapêutico em pacientes com dor lombar crônica inespecífica é multifatorial, sendo significativamente influenciada pelo apoio familiar, pela expectativa de melhora e pela percepção de alívio da dor. Neste sentido, estratégias para fortalecer o vínculo entre paciente e terapeuta, promover o envolvimento da família e evidenciar os benefícios do tratamento devem ser consideradas ao longo das abordagens terapêuticas. prioritárias.
Downloads
Publicado
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.