Efeito da educação neurofisiológica da dor combinada aos exercícios terapêuticos no tratamento da sensibilização central

Autores

  • Elen Soares Marques Autor

Palavras-chave:

Sensibilização Central, Dor Crônica, Dor Musculoesquelética, Educação em Saúde

Resumo

Introdução: As desordens musculoesqueléticas ocupam o segundo lugar nas principais causas de incapacidade em todo o mundo, sendo extremamente comuns em quase todas as populações, afetando tanto a saúde física quanto mental do indivíduo, além de comprometerem seu desempenho social. Cerca de 20% dos pacientes com desordens musculoesqueléticas desenvolvem dor crônica (DC). Devido à alta incidência e prevalência, à persistência dos sintomas e ao alto custo, a DC tem sido considerada um problema de saúde pública. A dor pode ser classificada quanto ao seu predomínio em nociceptiva, neuropática periférica ou sensibilização central. Condições musculoesqueléticas crônicas são submetidas a tratamentos convencionais pouco eficazes, favorecem a sensibilização do sistema nervoso central pela perpetuação dos estímulos nociceptivos. A educação fisiológica da dor possui uma abordagem biopsicossocial e tem demonstrado bons resultados no tratamento dos pacientes que apresentam dor crônica quando combinada a outras modalidades, porém poucos estudos contemplam a sensibilização central. Objetivo: Avaliar a combinação da educação neurofisiológica da dor aos exercícios terapêuticos na melhora clínica de pacientes com predomínio de sensibilização central. Métodos: Inicialmente foi realizado um estudo observacional analítico em 57 pacientes com dor musculoesquelética crônica. A dor neuropática foi definida pelo instrumento DN4 e o predomínio da sensibilização central foi definido pela classificação da dor baseada em seu mecanismo. Dezoito pacientes foram identificados com predomínio de sensibilização central e preencheram um questionário com características sociodemográficas e questionários auto aplicáveis de intensidade de dor (Escala Numérica de Dor), funcionalidade (Escala Específica de Funcionalidade do Paciente), qualidade de vida (SF-12), cinesiofobia (Escala Tampa para Cinesiofobia) e catastrofização (Escala de Catastrofização da Dor). Em seguida, 8 dos 18 pacientes participaram de uma intervenção composta de educação neurofisiológica da dor e exercícios terapêuticos. Resultados: Todos os pacientes apresentavam dor 7 dias por semana, sendo classificada como severa em 88,9% dos pacientes. Foram observados altos índices de catastrofização e de cinesiofobia, sendo encontrada alta correlação entre elas (r=0,864; p<0,01). O componente mental da qualidade de vida apresentou moderada correlação negativa com a catastrofização (r=-0,611; p<0,01) e com a cinesiofobia (r= -0,646; p<0,01). Moderada correlação foi observada entre a intensidade de dor e catastrofização (r=0,628; p<0,01) e com a cinesiofobia (r=0,581; p=0,01). Nenhuma correlação foi observada entre as variáveis idade, componente físico da qualidade de vida, funcionalidade e tempo de dor. Todos os sujeitos relataram terem “melhorado muito” quando o efeito global percebido foi avaliado. Valores significativos foram observados na melhora da funcionalidade dos pacientes (p<0,01) e na redução da intensidade da dor (p=0,05), porém, não houve diferença estatisticamente significativa na aquisição do conhecimento neurofisiológico da dor, no índice de catastrofização ou de cinesiofobia, na qualidade de vida e no teste da água fria. Conclusão: Existe uma correlação de moderada a alta entre os fatores psicossociais, não sendo a mesma correlação observada entre os componentes físicos. A educação neurofisiológica da dor associada aos exercícios terapêuticos foi capaz de melhorar a funcionalidade e reduzir a intensidade da dor em mulheres com dor musculoesquelética crônica com predomínio de sensibilização central. Não sendo capaz de alterar os índices de conhecimento da fisiologia da dor, catastrofização, cinesiofobia, qualidade de vida ou o controle descendente inibitório da dor.

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Publicado

2025-05-20

Edição

Seção

Dissertações

Categorias

Como Citar

Efeito da educação neurofisiológica da dor combinada aos exercícios terapêuticos no tratamento da sensibilização central. (2025). Sistema De Submissão De Trabalhos De Conclusão De Curso, 6(1), 91. https://sstcc.unisuam.edu.br/index.php/ppgcr/article/view/105

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