Perfil hipotensor arterial de indivíduos hipertensos submetidos a exercícios de resistência com oclusão vascular
Palavras-chave:
Oclusão Vascular, Sistema Autonômico, Treinamento de Força, Hipotensão ArterialResumo
Objetivos: Os objetivos do estudo foram:1) analisar as respostas hemodinâmicas decorrentes de distintos métodos de treinamento de força (Oclusão Vascular vs. Tradicional) em sujeitos hipertensos de meia idade; 2) identificar a aplicabilidade do método de oclusão vascular e controlar os riscos durante o treinamento, e 3) evidenciar o efeito do treinamento de força com oclusão vascular como um método de treinamento auxiliar na regulação da pressão arterial de sujeitos hipertensos. Métodos: Participaram do estudo 10 homens (n=10) de meia idade (idade: 44,9±5,1 anos, massa corporal: 83,7±12,6 Kg, estatura: 174,1±8,1 cm, IMC: 27,7±2,3 Kg/m²). O estudo tem a característica de ensaio clínico com amostragem probabilística estratificada em dois protocolos de intervenção. Os sujeitos realizaram dois protocolos de exercícios de força: a) Oclusão vascular (OV) a 30% 1RM e tradicional (T) a 70% de 1RM. Todos os sujeitos realizaram três séries até a falha concêntrica no exercício legpress 45º e o intervalo entre as séries foi de 60 segundos. As variáveis hemodinâmicas (pressão arterial sistólica, pressão arterial diastólica e frequência cardíaca) foram monitoradas imediatamente após o esforço e a cada 10 minutos durante 60 minutos. A pressão arterial média foi calculada através da fórmula PAM=PAS+(PAD*2)/3. Todos os sujeitos foram incentivados a não realizarem a manobra de Valsava. Resultados: Ambos os protocolos apresentaram redução significativa da PAS, PAD, PAM e FC em 10’, 20’, 30’, 40’, 50’ e 60’ quando comparado aos valores imediatamente pós-esforço p<0,05). Contudo, o grupo OV revelou redução significativa da PAD no 20° minuto pós esforço
em relação ao repouso (p<0,05). Além disso, o effectsize da PAD revelou uma grande magnitude do efeito aos 20’ e 30’ pós-esforço no grupo OV. Em relação à PAS a grande magnitude do efeito foi observada aos 40’ pós-esforço no grupo OV. Conclusão: Portanto, concluímos que o protocolo OV mostrou-se eficaz como hipotensor arterial pós-esforço em hipertensos de estágio I, principalmente, sobre a PAD até 60 minutos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.