Dor musculoesquelética e saúde mental dos professores da rede pública da cidade do juazeiro do norte-ce, após pandemia do covid-19
Palavras-chave:
Dor Musculoesquelética, Estresse Emocional, Professores, COVID-19Resumo
Introdução: O Ensino público de modo geral exige de seus docentes um empenho intenso de forma física e psicológica. Durante a pandemia da COVID-19, o processo de ensino e aprendizagem precisou se adaptar ao ensino mediato por tecnologia, falo sobre
ao ensino remoto emergencial por questões do afastamento social, perante a pandemia, e com ele veio a necessidade repentina de inserção ao mundo tecnológico e as influências no cotidiano. Este processo possivelmente vem contribuindo para maior exposição ao estresse físico e emocional, ocasionando distúrbios musculoesqueléticos e dores em geral. Objetivo: Avaliar a auto percepção de professores do ensino médio da rede pública de Juazeiro do Norte (CE) sobre dor musculoesquelética e estresse emocional após a pandemia de COVID-19. Métodos: Tratar-se de um estudo observacional transversal, onde foram coletados dados de 45 professores da rede estadual de ensino na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará Brasil. Os dados continham questões sociodemográficas e também os seguintes instrumentos: Escala visual analógica da dor, Escala de Estresse Percebido (PSS-10), Questionário Nórdico de
Sintomas Osteomusculares – QNSO, Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) versão curta. Serão observadas as frequências de ocorrência das variáveis, as médias da população estudada e também possíveis associações entre as variáveis.
Resultados: Dos professores que foram avaliados e participaram da pesquisa, 45% apresentaram e se queixaram de dor musculoesqueléticas e estresse emocional, sendo este acometidos pelas mudanças ocorrida na rotina de trabalho, com uma porcentagem considerável na lombar e em outras partes do corpo.
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