Experiências e opiniões de idosos com dores lombares ou cervicais crônicas sobre o tratamento pelo método pilates via teleatendimento - um estudo qualitativo
Palavras-chave:
Idosos, Dor Lombar, Dor Cervical, Pilates, Teleatendimento, Covid-19Resumo
Introdução: As dores lombares e cervicais crônicas têm sido apontadas como um problema de saúde pública, podendo gerar impacto negativo na qualidade de vida. Tratamentos baseados em exercícios ativos podem ajudar a reduzir dor e incapacidade. O Pilates, método de condicionamento físico e reabilitação tem sido descrito como uma ferramenta útil para reduzir as dores lombares e cervicais. No contexto da pandemia do Covid-19, o Pilates através do teleatendimento passou a ser uma opção principalmente para idosos com dores lombares ou cervicais crônicas, porém ainda não se sabe como foram as experiências de pacientes que foram submetidos a esse tratamento durante a pandemia. Objetivo: O objetivo do estudo foi explorar as experiências e opiniões de pacientes idosos com dores lombares ou cervicais crônicas sobre o teleatendimento com método Pilates durante a pandemia. Métodos: Nos conduzimos um estudo qualitativo descritivo, no qual os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas. O roteiro de entrevista incluiu perguntas sobre experiências com Pilates, adaptações feitas durante o teleatendimento, aspectos positivos e negativos da transição para o teleatendimento. Nós entrevistamos 17 indivíduos que praticaram o método Pilates via teleatendimento durante a pandemia. A análise temática dos dados foi feita usando as técnicas descritas por Braun e Clarke (2022). Resultados: Identificamos os seguintes temas: 1) O Pilates oferece muitos benefícios, incluindo benefícios físicos, emocionais e melhora da dor; 2) Para a maioria dos participantes, a adaptação não foi imediata; 3) Flexibilidade e suporte facilitaram a transição para o teleatendimento; 4) Houve perdas e ganhos, mas o saldo foi positivo. Conclusão: A transição para o Pilates por teleatendimentos gerou algumas desvantagens, porém o saldo final parece ter sido positivo para os pacientes idosos com dores lombares ou cervicais crônicas.
Downloads
Publicado
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.